19/03/2018

Armazenamento de Alimentos Usando Absorvedores de Oxigênio



Absorvedores de oxigênio, são feitos em forma de sache, são aplicados na indústria alimentícia, para prolongar da vida útil dos alimentos, aumentando a validade e a qualidade dos produtos. Segundo a Quimisul é composto de pó de ferro fino, carvão ativado, diatomáceas da terra e sal de sódio.

Resumindo, os saches absorvedores de oxigênio são um composto químico em pó, a base de óxido de ferro, capazes de garantir maior tempo de conservação aos alimentos. 

Mais eficientes que a embalagem a vácuo, os absorventes de oxigênio podem ser usados para armazenar produtos diversos e devem ser utilizados em embalagens seladas a calor, latas de metal, potes de vidro com tampa e vedação, ou em garrafas PET. São utilizados em muitos lugares do mundo, por ser um produto de alta performance, e principalmente não tóxico.

Ao absorver o oxigênio mantêm-se na embalagem apenas o nitrogênio, esse ambiente impossibilita o crescimento de larvas, insetos ou microorganismos, preservando assim os alimentos por um grande período.

Podem ser armazenados quaisquer produtos que tenham baixa umidade – 10% ou menos – e que não sejam oleosos. Por exemplo: Arroz, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, macarrão, desde que a massa que não contenha ovos, entre outros produtos que vocês podem verificar lendo as referências.

Abaixo segue um vídeo mostrando o uso dos absorventes de oxigênio e outros detalhes.

Para assistir pelo Youtube acesse:

Para assistir pelo Dailymotion acesse:

http://www.dailymotion.com/video/x6fcyfg


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/ LEITURA COMPLEMENTAR

APOSTILA DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS. Disponível em : 4Shared ou GoogleDrive;

APOSTILA PREPARAI-VÓS. POR QUE ARMAZENAR? Disponível em: 4Shared ou GoogleDrive;

DESERETBRASIL. Disponível em <http://www.deseretbrasil.com/saches-absorventes-de-oxigenio-p645> Acesso em 12/10/15;



SUPRIMENTO DE ALIMENTOS DE LONGA DURAÇÃO. Disponível em <https://www.lds.org/topics/food-storage/longer-term-food-supply?lang=por> Acesso em 12/10/15;

Nota aos leitores: Todos os endereços e referências que são apresentados, são obtidos da rede mundial de computadores, e estão corretos no momento de sua publicação. Entretanto devido a natureza inconstante da internet, esses mesmos conteúdos podem se alterar.

______________________________________
Sobre: Direitos Autorais

Aqui, não existe intenção de infringir nenhum direito autoral. Todas as imagens utilizadas nesse vídeo são criações originais ou de propriedade dos autores e foram utilizadas sob a conformidade da lei de Direitos Autorais, Capítulo IV, Artigo 46 onde materiais protegidos podem ser utilizados parcialmente com finalidade de notícia ou de artigo informativo, crítica e paródia. A utilização das imagens também estão sob conformidade de Uso Justo (Fair Use).

All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário