05/04/2018

Gestão de Preparações

Gestão: Ato ou efeito de gerir, gerenciar, administrar.


Gestão não deve ser encarada como “coisa de empresa”, administrar bem suas preparações é muito importante, para que não lhe falte nada, e também para evitar que quando você finalmente for usar algum item, descubra muito tarde, que ele já esta vencido a tempo demais e impróprio para o consumo. Ter que jogar fora preparações por descuido, é o mesmo que queimar dinheiro.
Outra coisa que acontece com freqüência – pelo menos comigo, acontecia bastante – é simplesmente esquecer que se tem algo, ai você acaba comprando itens sem necessidade. Para evitar que isso ocorra é interessante ter uma planilha que vai servir de inventário e possibilitar controlar seu estoque.
Quando se fala “planilha”, muitos já se assustam, mas não se preocupe, vou mostrar um exemplo muito simples. Mas vamos por partes, é importante saber: O que comprar? Como comprar? E finalmente, como gerir seu inventário/estoque?
Planejando o que comprar.
Quando eu digo planejar, é planejar mesmo! Muitos simplesmente pegam uma lista que encontram em algum site ou outra publicação e fazem dela sua realidade. Isso tende a não funcionar bem, você vai acabar comprando mais arroz, ou menos feijão do que realmente sua família consome. As quantidades devem ser baseadas no seu consumo real. A dica é anotar tudo que você compra e fazer uma média de três meses. Essa média é que deve ser usada para planejar quanto vai comprar.
Como comprar?
Você deve comprar, sempre com a lista na mão, ela vai evitar compras por impulso. O supermercado é cheio de tentações, então, foco apenas na lista, você vai ganhar tempo e economizar dinheiro. Outra vantagem de se ter uma lista… imagine que ocorre algum evento no qual será interessante reforçar seus suprimentos, em vez de correr por mercado e “ir pegando coisas”, com a lista você já vai saber de antemão, exatamente o que comprar, e inclusive se na sua família tiver mais duas pessoas por exemplo, ficará mais fácil combinar o que cada um vai pegar, basta repartir a lista em três e cada um vai saber pegar apenas o que precisam, sem complicações ou dúvidas.
Como gerir seu inventário/estoque?
Eu montei uma planilha que serve de inventário e controle de estoque ao mesmo tempo, lhe convido para assistir o vídeo abaixo para que eu possa ver seu funcionamento. Não se preocupe, ela é bem simples e pode ser replicada até mesmo em uma folha de papel. Espero que estas informações lhe sejam úteis.

Para assistir pelo Youtube acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=XFOU-oW_ESE

Para assistir pelo Dailymotion acesse:

http://www.dailymotion.com/video/x6hctke

SEGUE A PLANILHA MODELO COM FORMATAÇÃO CONDICIONAL, NOS DIAS RESTANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário