19/04/2018

Preparação de baixo custo - É possível?

Diante das marcas tradicionais, opções de equipamentos genéricos, os “chinesinhos”, nem sempre são comentados e considerados nas preparações de alguns. Hoje eu optei por falar de um tema polêmico. Preparação de baixo custo, é possível?



Falarei nessa postagem sobre a compra de equipamentos em sites que vendem direto da china, afinal aquele cartão de sobrevivência que alguns cobram “20 pilas” no Mercado Livre, assim como quase tudo que é fabricado no mundo vem de onde? Da China, claro! Então porque não comprar direto de lá? O cartão que citei acima eu encontrei por vinte reais + Frete aqui no Brasil, comprei o mesmo produto por menos de quatro reais e com frete grátis direto da China.

Faço uma ressalva, no entanto. Preço baixo e qualidade nem sempre andam juntos, isso é fato, mas existem sim boas opções e sobre elas, vamos conversar hoje.

Se você não se preparava porque é um processo caro e está com sérias restrições orçamentárias, eu digo que é possível – em partes – fazer uma preparação aceitável com baixo orçamento.

É meu amigo(a), eu sou um preparador pobre e quebrado. Se você também é, você não esta sozinho(a)!

Atenção: Fique claro que em momento algum eu recomendarei alguma coisa! Simplesmente vou falar de itens que eu comprei e vou dar a minha opinião, a qual você pode considerar válida ou não. Vou expor uma situação exclusivamente minha, então pode até ser que sirva pra outros, mas são considerações pessoais.

Antes de começar quero deixar bem claro que eu não tenho nada contra itens de marca, muito pelo contrário, adoraria ter dinheiro suficiente para poder comprar um canivete da Top da Victorinox, um multitool Leatherman e uma lanterna Surefire, mas pra mim não dá, com os valores desses três, eu compro uns 40 ou 50 itens sem grife.

O que ocorre aqui pra mim é o seguinte: em alguns casos com o dinheiro de comprar um item de marca famosa posso adquirir de dez à vinte itens genéricos com boa qualidade! Logo, optei por comprar mais itens. Achei melhor ter os componentes que eu julgo necessários mesmo sendo genéricos, já que os de marca ficariam muito caros pra minha atual realidade.

Entre comprar itens genéricos e ter vários deles ou comprar itens de marca e não ter praticamente nada na mochila, optei pelos mais em conta… O que claro, não impede de depois que eu ter os itens que achar necessários, eu vá substituindo por outros mais confiáveis.

Veja bem, existem bons equipamentos nos sites chineses, mas você precisa pesquisar muito e principalmente ler os comentários de quem já comprou, o que inclui usar o tradutor do Google para, inclusive ler textos em russo. Para essa estratégia funcionar você tem que ver mesmo o que é dito pelos outros compradores, é por meio dessas leituras que eu defino se vale a pena arriscar a compra ou não.

Uma pausa importante: Cada caso é um caso, não vai me sair pra fazer rapel com cordas de dez centavos o metro e mosquetões de 0,99 centavos! Isso é arriscar a vida… Itens de segurança tem que ser tratados e comprados de forma muito respeitosa, responsável e adquiridos de fornecedores e marcas de extrema confiança. Quando falo de compras de baixo custo estou falando de itens que não são necessariamente responsáveis diretos pela sua vida, combinado? Então tá!

Sobre comprar direto da China, detalhes importantes:

São vários os sites que vendem direto da China, sendo que vou me ater apenas aos que eu já comprei e a entrega já ocorreu.

Mais uma vez insisto que não estou indicando nada aqui, só estou falando das minhas experiências e citando as fontes, o risco de comprar de fora sempre existe! Quando eu compro já estou ciente que pode não chegar, por isso sempre faço várias compras pequenas, nunca mais de 50 dólares. Se perder, perdeu, afinal existem riscos em uma compra que vem do outro lado do mundo. 

Outra coisa... nunca aconteceu comigo, mas a receita federal pode tributar seu pedido. Caso isso ocorra, para retirá-lo só pagando o imposto. Como sempre compro valores baixos, das 20 ou 30 compras que já fiz nunca aconteceu a tributação, mas fique ciente que se for comprar pode acontecer, então você deve ver se compensará pagar os tributos a mais ou deixar pra lá! Eu sempre penso assim antes de comprar: -Se tributarem… Mesmo assim, fica mais barato que comprar por aqui?

Se a resposta for positiva eu sigo com a compra, senão pode ser melhor comprar no mercado nacional mesmo! Mas isso é escolha pessoal.

Os sites que já comprei são os que vendem por boleto bancário, não me sinto confortável dando meu número do cartão pra uma galera do outro lado do mundo, mas é algo pessoal, tenho amigos que já compraram por cartão de crédito e não tiveram problemas, mas eu prefiro boleto mesmo.

Você tem que ter muita paciência para pesquisar os produtos, eles podem ter um nome muito diferente por causa das traduções e o mesmo produto pode estar em vários desses sites com valores muito discrepantes entre si. Pesquise! E não, não adianta usar o google, muitos produtos não estão indexados, então você tem que entrar de site em site e pesquisar o melhor custo um a um.

E tem mais! Em um mesmo site você pode achar o mesmo produto com vários preços também, então fique atento e tenha paciência.

Você não paga frete em alguns desses sites que já comprei, mas demora muito… Mas muito mesmo pra chegar! O normal são vinte dias úteis, mas já recebi produtos até 5 meses depois do pagamento. Mesmo com a espera eu considero valer a pena devido ao baixo valor.

Assim… Claro que eu sempre prefiro “pegar na mão” o que pretendo comprar, mas moro em uma cidade que não tem muitas opções de compra então achei nesses sites a única forma de adquirir produtos diversificados. Já fiquei decepcionado com alguns produtos, por isso a importância de pesquisar antes… Pelos próprios comentários e pela quantidade de pessoas que compraram dá para você ter uma ideia melhor, também já tive surpresas muito agradáveis com produtos que pelo preço que paguei, superaram em muito minhas expectativas.

Vamos a alguns produtos e os preços que paguei na época que comprei.

CANIVETE GANZO G704


Canivete em aço 440C, você pode achar vários vídeos no Youtube falando sobre ele. No Aliexpress custou R$ 37,00.

VÍDEO MOSTRANDO UM TESTE PESADO COM O GANZO:
https://www.youtube.com/watch?v=7T0EIAjQ61Y

CAPA DE CHUVA DESCARTÁVEL



Paguei R$3,80 cada e ocupa muito pouco espaço. Realmente é descartável, talvez se for cuidadoso dê pra usar mais vezes. Eu não gosto de carregar guarda chuvas e as capas normais ou ponchos ocupam muito espaço, então gostei desse produto, pelo preço vale a pena. Comprei no Miniinthebox.

CARTÃO DE SOBREVIVÊNCIA



Paguei R$3,82 cada, comprei dois e é o mesmo que vi no Mercado Livre sendo vendido por R$ 20,00 mais frete. Menor que um cartão de banco, eu levo ele na carteira e quebra um galho… No churrasco pra abrir garrafas já foi testado! O abridor de latas também atende o proposto. Dos dois que eu comprei um deles não veio com fio na parte de corte, então fui pra lima com ele e depois da pedra ele ficou muito bom. Em resumo, valeu o valor que paguei, mas por vinte reais mais frete eu não compraria. Comprado no Miniinthebox.

BATERIAS AG3(LR41)


Custou R$5,00 a cartela com dez unidades. Tenho pequeno alicate multifunção que tem uma mini lanterna, ela usa quatro dessas baterias e quando fui comprar aqui na minha cidade o único camarada que vendia queria me cobrar R$7,00 por cada uma delas, ou seja, R$28,00 por quatro baterias! Claro que não comprei… O alicatinho inteiro com as baterias custou R$ 9,00, então como eu ia pagar R$28,00 só pelas baterias? O melhor preço dele foi R$20,00 por quatro e era isso, claro que não comprei. Após pesquisar, achei delas bem mais em conta – Tem pessoas querendo lucrar horrores, “tá é loco”! Compradas no Miniinthebox.

BASTÃO DE LUZ QUIMICA LIGHT STICK



Custou R$3,90 cada. Na minha cidade até encontrei do mesmo modelo por R$25,00 cada um… Fala sério! Valeu a pena esperar 40 dias neste caso. Os bastões duram 8 horas aproximadamente e no breu total, em meu teste iluminou uma barraca de 4 X 4 de forma suficiente pra achar coisas na mochila ou no chão, gostei deles. Compradas no Lightinthebox.

LANTERNA POLICE 3W – 1 PILHA AA

Foi o primeiro produto da China que comprei. Essa lanterninha me surpreendeu por ser muito confiável, ela ofusca mas não é um holofote o que pra mim é bacana. Ótima para quando não se quer chamar atenção. Sempre a uso e a quatro meses que estou com uma pilha alcalina nela e ainda há carga! Eu tenho um testador de pilhas e antes de escrever aqui eu a testei e ainda não baixou praticamente nada.

Estava curioso com a durabilidade dela e fui testar a autonomia efetiva. Comprei uma pilha comum “amarelinha” e liguei direto pra cronometrar a duração e… Amigos… Foram 14 horas de iluminação sem desligar e com pilha comum! Achei muito boa a autonomia, com pilhas alcalinas duraria bem mais com certeza. Ilumina bem a cinco metros, consegue iluminar de forma tênue a cerca de vinte e cinco metros. Com certeza essa valeu muito mais do que eu paguei! R$ 6,00 na época… Comprei duas no Lightinthebox.

LANTERNA SK68



Custou R$24,00. Aqui na minha cidade achei ela numa loja de pesca por R$120,00 (chamo atenção para a importância da pesquisa). Ainda não testei a duração efetiva dela, mas o fabricante diz que são 5 horas com uma AA comum. Essa sim é um “Farol” manual… Tem zoom embora eu não ache importante e uma ótima capacidade para ofuscar (acho isso importante em uma lanterna, pois pode servir como proteção). Sua luz é exagerada! A danadinha alcança facilmente mais de 50 metros com qualidade e alguns comentários falam de 100 a 200 metros, é uma lanterna muito boa e confiável que com certeza foi um dinheiro bem investido. Comprada na Tinydeal.

Esses são só alguns itens que coloquei para vocês terem noção de como eu faço para comprar e onde eu compro, mas voltando a pergunta inicial: É possível fazer uma preparação de baixo custo? Eu diria que é possível sim, mas demanda tempo, pesquisa e alguns riscos.

2 comentários:

  1. Muito bom! Nunca comprei em site chinês e pelo visto da pra ter um bom retorno assim! Eu rum n compraria um único item caro. Prefiro vários baratos mesmo que eu precise comprar novamente depois. Gostei do post

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo visita e pelo comentário, fico feliz que tenha gostado da postagem.

    ResponderExcluir