21/04/2018

A importância do apito em situações de emergência

Além do uso conhecido pela maioria da população – que é o uso em eventos esportivos e pelos guardas de trânsito – os apitos também são usados em navios, ferrovias e em ambientes industriais ruidosos como forma de sinalização a longa distância.  Nas situações de emergência ele pode ser usado para chamar a atenção da equipe de resgate ou do seu grupo em alguma excursão pela mata, caso você se perca.


Muitos não dão o valor merecido a esse pequeno e útil item, que pode salvar vidas em uma situação de emergência. Caso ainda não tenha, procure adquirir pelo menos um apito. Entenda os motivos:

-As vezes numa caminhada pode-se ficar para trás e dependendo da distância o grito não vai alcançar o grupo, então o apito funciona bem nesse cenário, já consegue ser ouvido a longas distâncias;
-O grito não é um meio eficiente de chamar atenção. Além de cobrir um curto espaço, em pouco tempo os gritos podem deixar uma pessoa sem voz, e, se a pessoa estiver debilitada, a situação pode ser mais complicada. Sem forças é muito mais fácil assoprar um apito do que gritar;
-Em desabamentos, sejam quais forem os motivos, caso você sobreviva, o apito também pode salvar sua vida, sinalizando o local onde você se encontra para as equipes de resgate;
-Acho ele válido inclusive na procura por pessoas! Se alguém ou um grupo se perde, aqueles que forem procurar podem  ir usando o apito durante as buscas, assim o procurado tem a possibilidade de ouvir e poder saber a direção do resgate e caso possa, caminhar para a direção correta.

O apito é um item que serve para todos os ambientes, água, mata, cidade… Acho interessante que se tenha um na mochila, mas acredito fortemente que o melhor lugar para ele é o mais próximo do seu corpo possível, no bolso ou no pescoço, afinal nunca se sabe quando o imprevisto acontece e esse pequeno item, dependendo da situação pode efetivamente salvar sua vida.

Existem diversos modelos e formatos disponíveis. Você pode encontrar apitos que custam de 1 real a algumas dezenas de reais. Compre o que couber no seu bolso e que mais lhe agradar, mas tenha um sempre contigo.



Eu particularmente prefiro os apitos que não tem aquela “bolinha” dentro, eles não se dão muito bem com água. Então opto sempre pelos sem “bolinha”. Gosto de apitos compactos e com som alto, eu tenho 1 Fenix NW 20 que  está sempre comigo como chaveiro e mais dois Acmes 636 Tornado Slim(um na mochila e outro na GoBag). Demandam pouca energia para usar e são bem compactos.

E você, também possui um apito em seu kit de sobrevivência ou kit urbano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário