16/05/2018

Bolos - Alimentos para o corpo e alegria aos corações


Acredita-se que o ato de fazer bolos, já ocorria no Egito Antigo e que os gregos e romanos o aperfeiçoaram.


Muitos brasileiros relacionam o bolo, mesmo os mais simples, a uma coisa especial, fora da rotina.

Oferecer um bom pedaço de bolo a alguém é sinônimo de amizade e confraternização, é uma ação muitas vezes coletiva, do preparo até o consumo.

Bolos também tem o poder de reunir pessoas, nos convidando para conversas amenas e prazerosas. Presente em grandes celebrações como festas e casamentos, também está nos momentos de simplicidade, que levam muitos de nós a gostosas lembranças da infância.

Um bolo quando feito em paz e com alegria, pode ser dos mais simples, alimentará o corpo e alegrará os corações.

Conhecendo os elementos que fazem um bolo.

Farinha de trigo
Serve para dar estrutura ao bolo, se ela é sovada ou batida demais o glúten vai de desenvolver o deixar a massa elástica, o que é bom para pães, mas no caso dos bolos não devemos bater demais, ou ele ficará elástico e pesado.

Açúcar
É ele que dá o sabor doce a massa e além disso vai interagir com o óleo ou manteiga, retendo o ar durante o tempo de forno, ajudando o bolo a crescer.

Fermento em pó
Em contato com água e calor, libera gás carbônico fazendo a massa crescer e ficar fofa.

Óleo ou manteiga
Atua no sabor, ajuda a reter água fazendo com que o bolo não fique ressecado, contribui na maciez e aumenta a vida útil do bolo.

Ovos
Responsável por emulsificar, ou seja, unir elementos que não se uniriam naturalmente, como água e gordura, graças a lecitina presente neles, também vão ajudar a aerar e dar firmeza a massa.

Leite ou água
Pouco interferem no sabor, servem principalmente para dar maciez ao bolo e promover a ação dos outros ingredientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/LEITURA COMPLEMENTAR
AMIGOS DO CHEF: Disponível em: <https://amigodochef.com/2017/04/10/para-que-servem-os-ingredientes-de-um-bolo/> Acesso em: 10/05/17.
ATELIEDOSMUFFINS: Disponível em: <https://www.ateliedosmuffins.com/principais-ingredientes-bolo/> Acesso em: 10/05/17
DANINOCE: Disponível em: <https://www.daninoce.com.br/gastronomia/segredos-e-dicas-sobre-massas-e-bolos/raio-x-do-bolo-tudo-sobre-os-ingredientes-basicos/> Acesso em: 10/05/17.
SAUIDOCES: Disponível em: <http://www.sauidoces.com.br/blog/funcao-dos-ingredientes-bolo> Acesso em: 10/05/17.
TOPCAKE: Disponível em: <http://topcakeconfeitaria.blogspot.com/2015/05/qual-funcao-de-cada-ingredientes-de-um.html> Acesso em: 10/06/15.
WIKIPEDIA: Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolo> Acesso em: 10/05/17


Nota aos leitores: Todos os endereços e referências que são apresentados, são obtidos da rede mundial de computadores, e estão corretos no momento de sua publicação. Entretanto devido a natureza inconstante da internet, esses mesmos conteúdos podem se alterar.
______________________________________
Sobre: Direitos Autorais
Aqui, não existe intenção de infringir nenhum direito autoral. Todas as imagens utilizadas nesse vídeo são criações originais ou de propriedade dos autores e foram utilizadas sob a conformidade da lei de Direitos Autorais, Capítulo IV, Artigo 46 onde materiais protegidos podem ser utilizados parcialmente com finalidade de notícia ou de artigo informativo, crítica e paródia. A utilização das imagens também estão sob conformidade de Uso Justo (Fair Use).
All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário