04/10/2019

Iniciativa BACON

Vamos falar hoje sobre a iniciativa BACON, que pra mim significa: Bushcraft, Autossuficiência e CONtingência. 


Bushcraft: Mesmo que você seja uma pessoa altamente urbana, aprenda sobre artes mateiras, afinal, dependendo da crise e do tempo de duração pode ser que você tenha que cozinhar sem gás, por exemplo então é interessante saber preparar alimento em fogueira ou em um pequeno fogão a lenha, entre as outras coisas interessantes sobre as artes mateiras. 

Autossuficiência: É uma junção de autonomia e poder de realização. É muito comum sermos dependentes de diversas coisas, objetos, pessoas, do sistema.... Isso é perigoso, devemos tentar ao máximo sermos independentes. A autossuficiência total é algo muito complicado de se conseguir efetivamente, mas prego que devemos sempre estar buscando-a, mesmo que não consigamos ser efetivamente autossuficientes a busca e a prática por si, já é capaz de nos aperfeiçoar, e isso já é uma grande conquista. 

CONtingência: Contingência é uma eventualidade, um acaso, um acontecimento que tem como fundamento a incerteza de que pode ou não acontecer. Devemos sempre ter um plano de contingência, para eventos que possam acontecer, é um plano previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco ou crise, caso o evento adverso venha a se concretizar. Deve ser elaborado com antecedência e assim, facilitar as atividades de preparação e otimizar as atividades de resposta. Abraços e pratiquem, BACON! Curtiu? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário