06/03/2018

Qual a melhor pilha para uso geral? Alcalinas ou recarregáveis?



As pilhas são itens muito presentes na vida moderna, são as fontes de energia para lanternas, rádios e muitos outros equipamentos. Há algum tempo eu estava curioso para saber qual a pilha mais eficiente para se ter em casa, e que também fosse interessante para ficar guardada por longos períodos, sem perder sua capacidade. Essa curiosidade, gerou uma pesquisa que foi muito interessante e me ensinou alguns pontos que eu não conhecia.
Como sempre prezo pela simplicidade e clareza, vou omitir detalhes técnicos que não vem ao caso para responder a questão proposta no título e tornariam a leitura maçante para alguns.
Sendo assim vou lhes passar apenas dois detalhes que são importantes saber:
mAh – Abreviatura de miliampere-hora
É uma medida de CAPACIDADE, ou seja quanto maior, mais tempo seu aparelho vai ficar funcionando.
Exemplo: Digamos que uma lanterna consome 100 mAh. Sendo assim, se você usar uma pilha com 600 mAh você vai ter em teoria aproximadamente 6 horas de iluminação. Se usar nessa mesma lanterna uma pilha com 1800 mAh teria 18 horas de iluminação.
Nas pilhas alcalinas ou normais os fabricantes parecem não divulgar essa informação, eu não encontrei a quantidade de mAh que elas possuem, mas nas recarregáveis essa informação é sempre informada. Ponto para as recarregáveis.
V – Abreviatura de volt(s)
Aqui acho que a definição mais clara que posso dar, sem partir para jargão técnico é categorizar esse “v” como “FORÇA”. Já percebeu que usando uma pilha alcalina na lanterna com o passar do tempo a luz vai ficando “mais fraca”? Pois é, isso ocorre porque as pilhas alcalinas, além da capacidade(mA), vão perdendo também essa “força” durante o uso.
Na embalagem delas, diz que tem 1,5 V, mas isso é somente no momento que você coloca ela no aparelho pela primeira vez, com o uso ela vai baixando para 1,4V… 1,3V… 1,0V. Mais uma vez as recarregáveis ganham, pois embora apareçam na embalagem que elas têm 1,2V, esse valor se mantêm constante durante praticamente todo o seu tempo de uso. Enquanto ela tiver capacidade(mA) a força se mantêm.
Toda pilha funciona basicamente com a conversão de energia química em elétrica, assim com o tempo esses elementos químicos vão perdendo suas capacidades, por isso as pilhas têm validade. Essa informação é geralmente encontrada impressa pelo fabricante nela própria.
Outra grande vantagem das pilhas recarregáveis é que elas tem uma validade maior e as mais novas como a Eneloop prometem ser capazes de ser recarregadas por 1800 vezes, isso implica que 1 pilha dessas lhe economiza a compra de 1800 alcalinas!  Outra característica interessante nessas novas pilhas é que elas não perdem carga como os modelos anteriores. A auto descarga dela é baixíssima, inclusive o fabricante afirma que mesmo depois de 5 anos elas ainda vão ter 70% de carga. E para melhorar, elas não tem o famigerado efeito memória que faz as pilhas antigas irem perdendo a sua capacidade de carga.
Para mim ficou bem claro que as pilhas recarregáveis, embora custem mais, se tornam mais interessantes pela economia proporcionada, pelo tempo que elas duram e também pelas características descritas nessa pequena pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário