31/03/2018

Lâminas e Vidas

Lembro que tanto meu avô quanto o meu pai, onde quer que fossem, sempre tinham consigo ao menos uma lâmina, geralmente um canivete tipo, “pica fumo” e diferente do que se pensa, alguns dessa geração atual, não se tratava de  uma arma de agressão, ao contrário, destinava-se,  aos fins mais pacíficos que se possa imaginar: Cortar ou descascar frutas, apontar um lápis, cortar cordas, abrir embalagens... 

Eu também faço parte daqueles que não abrem mão de carregar pelo menos um canivete diariamente. Com orgulho, como meu pai e avó, me incluo honrosamente na categoria de pessoas que portam lâminas sempre, e que em sua maioria absoluta,  são pessoas de boa paz que só lançariam mão delas como arma defensiva, quando e se fizesse absolutamente necessário.


Alguns ainda poderiam perguntar, porque, nos dia de hoje? Segue uma reflexão interessante sobre lâminas e vidas.



Um dia no meu trabalho, estava de passagem da minha sala para o almoxarifado onde ia para arquivar alguns documentos. Passo pelo depósito e vejo alguns colegas tentando cortar uma corda com uma tesourinha, sem sucesso, prontamente saquei meu canivete e cortei pra eles sem nenhuma complicação. Para minha surpresa a primeira frase que ouvi, não foi um “Obrigado!”, ou “Valeu mano!”. A primeira frase foi: “Ué meu, porque que “cê” anda com um canivete?”.


Meu atual canivete diário Ganzo G704

Dei um sorriso e falei simplesmente que é um hábito importante, além dos seus usos óbvios, ele muitas vezes serve pra facilitar trabalhos, como agora! Mas, vendo a face deles, percebi que eu deveria explanar um pouco mais.

Falei algo assim:

“Caras, é muito importante sempre ter pelo menos uma pequena lâmina consigo. Tempos atrás uma garota teve seus cabelos sugados pelo ralo/filtro de uma piscina e acabou morrendo diante da demora em conseguirem tirá-la de lá. Talvez se lembrem disso, passou na TV.

Se alguém ali por perto tivesse uma faca ou canivete talvez ela ainda estivesse viva. Demoraram muito para retirá-la, quando viram que não conseguiriam puxar o cabelo do ralo, pensaram então em cortar o cabelo dela, mas ninguém tinha nada cortante por lá. 

Depois de muito tempo conseguiram uma garrafa de cerveja que foi quebrada e, com um pedaço do vidro, tentaram cortar o seu cabelo, mas também não conseguiram. Só depois de muitos preciosos minutos, alguém conseguiu achar o local onde se desligava o filtro e a retiraram… Mas esse tempo todo debaixo d’água foi fatal!

Se no primeiro momento alguém ali tivesse uma lâmina qualquer, talvez ela ainda estivesse viva! E esse é apenas um exemplo, por isso que eu sempre carrego uma lâmina e acho que todo mundo, homens ou mulheres, também deveria ter uma sempre consigo.”

Nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer, não é? Pode acontecer num passeio inocente, em casa, no trabalho, em qualquer lugar! Então acredito que todos devemos junto aos itens que carregamos todos os dias, ter junto deles um objeto de corte obrigatoriamente.

Outro canivete que uso e gosto bastante: Victorinox Hiker - Creio ser o melhor custo benefício deles.
Essa é minha opinião, carrego sempre uma lâmina comigo porque ela efetivamente pode me salvar, ou salvar alguém diante de uma situação inesperada onde cortes são necessários.

E você amigo leitor, além dos usos convencionais, consegue pensar em situações ou vivenciou situações em que a lâmina pode ou pôde salvar vidas?


4 comentários:

  1. Usei uma pequena faca que carregava comigo para conseguir abrir uma embalagem plástica muito resistente, quando eu precisava do produto e estava na rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs... Bacana, eu já deixei muito amendoim cair do saquinho no chão, ao forçar pra abrir as embalagens, agora andando sempre ao menos com um canivetinho isso não acontece mais. :-)

      Excluir