12/05/2018

Sobre mega-sena e afins

Durante a faculdade tive matérias sobre estatística, e como consequência, tive a certeza e consegui entender efetivamente, que nunca vale a pena jogar em loterias ou nenhum outro jogo de azar. 


Não é uma questão de moralismo, de princípios, nada do tipo - é pura e simples compreensão do que significam as probabilidades. 

Acontece que toda vez que algum amigo ou grupinho de amigos estão naquela rodinha preenchendo seus bilhetes, sempre tem algum pra pedir, insistir, teimar pra você "fazer uma fézinha". 

Normalmente eu recuso educadamente com uma frase solta, sobre como as chances são ridículas, mas isso só costuma piorar a situação e me faz ouvir aqueles argumentos batidos de jogador. "Só ganha quem tenta".... "Alguém tem que ganhar".... "Já pensou se todo mundo ganha no bolão e só você continua pobre?". 

Naquele dia eu não estava com muita paciência pra ouvir pela trocentésima vez essas frases. Mas em compensação, estava inspirado. Num lampejo de genialidade e sabedoria oriental, aceitei o bilhete sem titubear, e preenchi e devolvi no mesmo instante: Meu amigo olhou com uma cara meio esquisita, como se eu estivesse cometendo alguma heresia. 

-Para de sacanagem! Faz um jogo sério! 

-É sério! Qual o problema do meu jogo? 

-11-12-13-14-15-16? Nunca vai dar essa combinação! 

-É exatamente a mesma chance que você tem com qualquer outra combinação. Não tem diferença nenhuma... Respondi na lata. 

Ele emudeceu, e eu gostei de acreditar que ele estivesse tomando consciência do tamanho da improbabilidade de acertar os seus seis números graças ao meu exemplo. Meus R$ 3,50 jogados fora, nessa aposta, ao menos serviriam como mártires da razão e da lógica, finalmente libertando aquele homem da sua crença vã na sorte. 

Fiquei olhando, aguardando o momento em que ele finalmente cairia de joelhos aos prantos me agradecendo por ter iluminado a sua vida com a minha sabedoria. 

Infelizmente não foi bem isso que aconteceu. 

A resposta dele foi: -Mesmo assim, faz um jogo diferente! 

Moral da história: A lógica e a razão não podem vencer a fé. Nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário