28/04/2018

Informação, redes sociais e a relação com o sobrevivencialismo/preparação

Qual a relação da informação com a sua preparação amigo(a) sobrevivencialista? Informação é um algo que todos tem conhecimento do que seja, então acredito ser desnecessário conceituar. A parte que é interessante saber é que as informações que temos é que vão nos ajudar a tomar decisões. Se as decisões serão boas ou ruins, vai depender da qualidade das informações que temos e da nossa capacidade de julgamento.



Quanto mais informação de qualidade você tem, mais preparado você vai estar caso aconteça algum incidente. Fato!

Captamos informações por diversos meios como televisão, rádio, jornais, amigos e claro na maior fonte de todas: A internet. Na grande rede conseguimos informações sobre basicamente tudo que se quer, o grande problema é a qualidade dessas informações e também a quantidade delas. Informação com qualidade ruim pode acabar com algumas de suas preparações e a quantidade pode acabar fazendo você perder coisas importantes no meio de banalidades, caso não tenha uma forma eficiente de gerí-las.

Em janeiro de 2009 um avião fez um pouso de emergência no rio Hudson, nos EUA e, em poucos segundos, as redes sociais estavam com comentários sobre o fato, o que foi um marco. Naquele momento a televisão e o rádio acabavam de ficar pra trás na história! 

As redes permitem a veiculação de informações em tempo real e essas informações dependendo do tipo, podem ser fundamentais para o preparador antecipar suas ações antes do caos geral.

Sabemos que é fato, que as redes sociais hoje, representam uma forma mais efetiva e rápida de captação de informações e enquanto ela está funcionando precisamos usá-la.

Agora vem a parte que é interessante. O preparador deve ter cuidado com a forma de organizar suas informações para não se perder no emaranhado delas.

No Facebook em seu feed principal você recebe atualizações misturadas das páginas e dos posts de amigos, não é? Criar “listas de interesse” melhoram a bagunça no seu feed principal. Você pode criar listas por assuntos como: Sobrevivência, Notícias da cidade, Notícias do estado, Notícias do Brasil e mundo, Humor, Filmes e séries, Compras, Amigos e quaisquer outros assuntos de seu interesse.

Assim você pode ir direto ao ponto que precisa e não corre o risco de perder acontecimentos importantes no meio das postagens de menor relevância. Por exemplo, ao invés de percorrer todo o feed – para saber o que está acontecendo – perdendo assim muito tempo, você pode simplesmente clicar na lista da sua cidade e lá, ver somente o que esta acontecendo nela. Os outros assuntos você pode ver depois com mais tempo, afinal agora estão organizados e você não vai perder mais nada, nem perder tempo olhando tudo sem ter foco algum.

Outra dica boa é marcar para receber notificações apenas das pessoas ou páginas mais relevantes e com excelente material. Exemplo: Existe um jornalista aqui da minha região que usa o Facebook para divulgar notícias, e companheiro(a)s, esse camarada deve ter um rádio ligado na freqüência dos bombeiros e polícia, porque tudo que acontece na cidade ele dá a notícia com detalhes. Ainda mais, 99% do que ele divulga sequer aparece no noticiário local – É, tem muita coisa que a TV não conta – Esse é um camarada que gosto de receber notificações, pois sei que é fonte segura e certa!

Outro exemplo bem prático: Eu ia fazer uma pequena viagem, mas um pouco antes passei rapidamente pela minha “lista de interesses” aqui da minha região e vi que iriam fazer uma manifestação na BR e parar o tráfego por aproximadamente de 4 horas. Claro que não viajei nesse dia! Ficar 4 horas ou mais parado numa estrada por manifestantes não é uma coisa legal – E ficaram muitos parados no local – Esse foi um dos exemplos e foi algo que eu só soube com o auxílio das redes sociais e que poderia ter “passado batido” se não fosse a organização da minha rede de informações.

O mesmo se aplica ao Twitter sob o nome de “listas”. Do mesmo modo que no Facebook, criar divisões por assuntos é muito útil pra não perdermos nada do que é falado. Se você não tem um Twitter eu recomendo fazer um pois é interessante como uma contrapartida, o facebook é mais dinâmico e não tem limitações de texto, mas já aconteceu do facebook cair algumas horas e foi bem interessante o fato do fluxo de informação se voltar para o Twitter. Pude presenciar esse fato a poucos meses quando aqui na minha área ficamos umas 8 horas com o Facebook fora do ar. Neste dia o Twitter agiu como uma boa contramedida na captação de informações.

O Youtube também é ótimo e inclusive tem canais que o editor sai com celular e ao vivo você vai vendo as noticias do que esta acontecendo. O recurso de criar lista se aplica do mesmo modo no Youtube só mudando o nome que é “Coleções”. Para criar suas listas basta ir em Coleções / Gerenciar inscrições/ Criar nova coleção.
Não explicarei com detalhes como fazer essa organização aqui nesta postagem ou o post ficaria gigantesco, mas você encontra muito material ensinando na internet, basta uma pesquisa rápida e você consegue aprender e se organizar.
Acompanhe além dos sites grandes de notícias também os locais, sejam instituições ou jornalistas independentes ou outras pessoas bem informadas. Siga também a previsão do tempo, Polícia Civil e Militar, Polícia Rodoviária e Bombeiros. Uma boa forma de conseguir boas fontes é olhando o que as boas fontes seguem!

Por exemplo, siga a Policia Rodoviária, coloque ela na lista e depois olhe quem ela segue, siga os que achar pertinentes e sempre coloque em listas, assim você consegue melhorar a organização das notícias.

Lembre-se sempre de buscar fontes confiáveis e sempre verifique a notícia em outros locais, uma boa dica é que noticias sérias geralmente oferecem a fonte de onde veio. 

Ainda assim, sempre verifique essa fonte! Uma informação errada é pior que nenhuma informação, não saia acreditando em tudo que se encontra na rede, é fantástica a capacidade de se obter informações na internet, mas deve-se ter o cuidado, conferir e só depois tomar sua decisão.

Concluindo, vimos que a internet e as redes sociais já ultrapassaram e são bem mais eficientes que a televisão e o rádio, porém deve-se ter cuidado com a qualidade das informações que se obtém por esse meio. A quantidade de informações também pode ser um problema se não existir uma boa gestão desse material. Informação errada pode colocar algumas de suas preparações à perder. Sabendo disso, aprenda, prepare-se, pois seja qual for o foco de sua preparação, informação de qualidade é fundamental para o sobrevivencialista.

Aprenda e seja útil a você mesmo, a sua família e a sociedade. Evolua, sobreviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário